Nostalgia no Dia das Crianças: brinquedos que te farão voltar à infância

Vitória Parise

Nostalgia no Dia das Crianças: brinquedos que te farão voltar à infância
Conforme o dicionário, a nostalgia é “um sentimento prazeroso misturado com um pouco de tristeza que se dá quando pensamos sobre algo que aconteceu no passado”. Essa sensação é intensificada com a chegada do Dia da Criança, já que é impossível não relembrar fatos e costumes de uma época muito antes dos brinquedos tecnológicos e modernos, onde os pequenos assistiam TV Globinho, e brincavam na rua. Para entrar na vibe nostálgica, o Diário decidiu relembrar alguns itens conhecidos pela criançada dos anos 80, 90 e 2000, confira:

Brincadeiras de rua

“No meu tempo, as coisas eram diferentes…” Apesar de clichê, a frase define a infância de muitas pessoas, na época em que ficar na rua até tarde não era motivo de preocupação. Antes do avanço tecnológico, amarelinha, pique-esconde, bolinha de gude, pipa, bambolê, pião, pega varetas e ioiô eram algumas das brincadeiras que faziam sucesso com as crianças. Por meio dos jogos, é possível trabalhar a autonomia, criatividade, e colaborar para a saúde mental, com a produção de endorfina e serotonina. Para aqueles que chegavam em casa com o joelho ralado, o machucado era tratado com um merthiolate.

Itens colecionáveis

Tazos e Geloucos

Febre entre crianças e adolescentes, os tazos foram lançados pela Elma Chips no final dos anos 90 e acompanhou diversas gerações ao longo dos anos ao unir o combo: salgadinho + brinquedo. Era comum ver a garotada trocando os pequenos discos de plástico, geralmente estampados com personagens famosos da época, ou brincando de “bater”. Na disputa, quem “batia” ou “virava” o objeto com o vácuo formado pela mão, ganhava. 

Vale lembrar também de uma grande coleção lançada pela Coca-Cola: os Geloucos. Os bonecos possuíam diversas cores e formatos, foram lançados na década de 1990 e chegaram aos anos 2000 com força. Na época, era possível trocar tampinhas de metal ou plástico em troca dos bonecos, que possui cerca de 60 modelos em sua coleção completa. Seguindo a mesma tendência, as mini garrafas da Coca-Cola fizeram sucesso, com muitas cores e estampas para colecionar.

Cartas de Yu-Gi-Oh e Pokémon

Baseado nos animes Yu-Gi-Oh e Pokémon, as cartas de papelão conduziam batalhas que faziam sucesso no meio infantil. Além dos duelos, era comum ver rodinhas de crianças brincando de “bater” nas cartas, assim como os tazos.

Discman

Lançado nos anos 80, o leitor de CD portátil era popular nos anos 2000, principalmente pela praticidade do fone de ouvido. As marcas Sony e Philips foram pioneiras nesta tecnologia, que colaborou para o avanço da indústria musical da época pela praticidade do dispositivo.

MP3 Player

Com o avanço dos aparelhos musicais, o sucessor do discman armazenava músicas digitais sem precisar de internet. As faixas eram passadas para o MP3 via bluetooth ou baixadas através das ferramentas 4shared e Ares.

Game Boy

O videogame portátil lançado pela Nintendo nos anos 90 funcionava com joguinhos em 2D e Atari, armazenados em pequenas fitas, sem a necessidade de internet. Devido ao sucesso, o Game Boy ganhou diversas versões com tela colorida e recursos mais avançados.

BrickGame

Diferente do Game Boy, o BrickGame não precisava de cartuchos externos e os joguinhos ficavam salvos no armazenamento interno, o que tornava o aparelho mais barato. O videogame tinha alto-falantes e botões para controlar as ações na parte frontal e começou a ser vendido nos anos 90, mas perdurou até o início dos anos 2000.

Super Nintendo

Lançado em 1990 no Japão, em 1991 na América do Norte e em 1993 no Brasil, o console marcou a entrada da Nintendo no mercado de jogos.

Tamagotchi

Lançado no Japão, o pequeno dispositivo deixava a criança responsável por cuidar um bichinho virtual, monitorando necessidades como alimentação, higiene, brincadeiras e carinho. O dispositivo não usava internet e era movido a bateria, que durava por meses.

Beyblade 

O inspirado no tradicional pião, o brinquedo começou a ser fabricado pela Hasbro em 2002. As beyblades tinham uma haste de plástico, que carregava o brinquedo quando puxado com força.

Topo Gigio

Criado em 1958 por Maria Perego, o ratinho de pano apareceu pela primeira vez no Brasil no programa “Mister Show”, apresentado pelo humorista Agildo Ribeiro, em 1969. O fantoche italiano ganhou álbuns e filmes em várias línguas, incluindo o português.

TV Globinho

A TV Globinho marcou presença na manhã de diversas crianças, transmitindo desenhos que marcaram toda uma geração. Exibido logo após o programa Mais Você, o programa reunia sucessos como Caverna do Dragão, As Aventuras de Jackie Chan, Bob Esponja, Digimon, Três Espiãs Demais, Rugrats – Os Anjinhos, Dragon Ball, Hamtaro, Rocket Power, Yu-Gi-OH!, os Padrinhos Mágicos, Power Rangers,  entre outros.

Veja na galeria mais brinquedos que marcaram gerações

Leoventura: clássica coleção de leõezinhos que vinha dentro do Kinder Ovo. Foi lançada em 1993.O Atari 2600 foi o primeiro videogame a se popularizar no mundo todo. Foi lançado em 1977.Cubo mágicoTreme TremeFofolete. Elas surgiram no final dos anos 70, tiveram seu auge nos anos 80.Mola Maluca. Foi lançada em 1958 nos Estados Unidos.PescariaVai e vemCom vários modelos, o Aquaplay parecia um videogame, onde o objetivo era colocar as argolas que estava inserido em um meio líquido em duas hastes verticais.. Viveu seu auge nos anos 80, mas é possível encontrar exemplares até hoje.O Tijolinho Mágico. Surgiu no início dos anos 60.PetecaBate BateBilboquê de Madeira. Surgiu na França no século 16 e existe até hoje.

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